Como ocorre a urolitíase?
/O sistema urinário de qualquer animal tem a função de eliminar resíduos na forma líquida que são tóxicos ao organismo.
Dependendo das condições do trato urinário, alguns resíduos, sobretudo os minerais, podem se solidificar e formar cristais. Assim, se eles continuarem ali presentes, crescem mais ainda e formam os cálculos renais.
Esses cálculos podem ter em sua formação diferentes tipos de minerais, sendo que os dois mais comuns de se encontrar em cães e gatos são o oxalato de cálcio e o estruvita. O oxalato de cálcio se forma em urina ácida e que contenha grande quantidade de cálcio.
A urolitíase não deve ser vista como uma patologia isolada, e sim como consequência de uma ou mais características do animal e de seu modo de vida.
Existem alguns fatores que podem estar ligados a formação desses cálculos, como raça, sexo (sendo mais comum em machos, levando em conta as particularidades anatômicas).
Além disso, o modo de vida (animais sedentários tem maior risco), a alimentação (dieta desbalanceada) e a baixa ingestão hídrica contribuem para o aparecimento desses cálculos.
Aqui na Vet Service, a nossa vet Drª Clarissa Gonzalez, está pronta para o atendimento/ tratamento continuo do seu pet animalzinho. Além disso, possuímos uma equipe especializada em cirurgias nefrológicas avançadas.